Qual é o vinho mais caro do mundo? Uma pergunta que muitas pessoas querem saber e que vamos partilhar aqui consigo.
Os conhecedores de vinhos finos gastam rapidamente largas quantias de dinheiro para apreciar os seus vintages preferidos. Esta lista dos vinhos mais caros do mundo demonstra as garrafas de “chorar por” vendidas em leilão.
Dito isto, algumas destes preços são um recorde e forma alcançados em leilões de caridade e beneficiaram grandes causas.
As Garrafas de Vinho Mais Caras
Nos últimos 20 anos, as garrafas de vinho mais caras do mundo são exclusivamente de vinhas francesas. Apesar disso, existe agora um novo mundo de concorrentes para as garradas de vinho mais caras. Aqui estão 5 grandes vinhos que alcançaram preços bastante elevados em leilão.
5. Château Cheval Blanc 1947
Um dos melhores claretes do mundo, Chateau Cheval Blanc 1947 é um dos únicos quatro a deter o estatuto de Premier Grand Cru Classé (A). Esta é a classificação mais alta do vinho Saint- Émilion.
Apenas alguns milhares de caixas de Chateau Cheval Blanc foram alguma vez produzidos. A maioria deste foram consumidos após o seu lançamento, fazendo deste Tinto extremamente raro.
Em 2010, uma garrafa de tamanho Imperial de Chateau Cheval Blanc, equivalente a 8 garrafas de 750ml, vendido por $304,375 no leilão Christie’s em Génova. Foi a única garrafa conhecida deste formato Imperial desta vindima em particular.
Preço de Leilão: $304,375
Ano de venda: 2010
4. Château Mouton-Rothschild 1945
Outra garrafa de vinho com um grande tamanho que atingiu um recorde num leilão, é uma rara Château Mouton-Rothschild de 1945. Devido ao frio tardio desse ano, a vindima foi a menor deste 1915.
Este Jeroboão de 4,5 litros, equivalente a 6 garrafas regulares de vinho. Decorado com um “V” de vitória, foi desenhado pelo artista Philippe Jullian, celebrando o fim da Segunda Guerra Mundial.
Preço de Leilão: $310,700
3. The Setting Wines Alexander Valley Cabernet Sauvignon 2015
Em 2017, num leilão de jantar beneficente organizado pela Fundação A Emeril Lagasse (The Emeril Lagasse Foundation), uma garrafa rara de 2015 de The Setting Wines Alexander Valley Cabernet Sauvignon foi comprada por 350 000 dólares. Juntamente com o evento esgotado da Fundação Boudin, Bourbon e cerveja, foram angariados 3.5 milhões de dólares nesse fim-de-semana para instituições de caridade para crianças.
A Setting é uma coleção de vinhos de luxo criada pelos amigos Noah McMahon, Jeff Cova e Jesse Katz. Jesse é um premiado enólogo que tem trabalho com Chateu Petrus e Screaming Eagle.
Preço de Leilão: $350 000
Ano de venda: 2017
2. Screaming Eagle Cabernet Sauvignon 1992
A icónica Adega Screaming Eagle, localizada no Napa Valley, Califórnia, fez a sua primeira vindima em 1992. Desde então, têm vindo a ganhar força, com uma produção limitada de 500 a 850 caixas por ano. O seu proprietário Jean Phillips esteve ligado à enóloga Heidi Peterson Barrett pela equipa de Robert Nibdavi team. A sua colheita Cabernet Sauvignon 1992 foi premiada com 99 pontos pelo crítico de vinhos Rober Parker.
Desde então, as colheitas de Screaming Eagle de 1997 e 2007 atingiram a pontuação perfeita de 100 pontos. Existem mais de 4.000 pessoas identificadas na lista de espera dos membros da Screaming Eagle.
Como resultado, os preços de compra por não membros estão bastante elevados. Uma única garrafa de Screaming Eagle de 1992 é a mais cara de Napa Valley algum vez vendida. É também o vinho mais caro feito nos Estados Unidos.
Preço de Leilão: $500 000
Ano de venda: 2000
O vinho mais caro do mundo
- Domaine de la Romanee-Conti Grand Cru 1945
O vinho mais caro do mundo é uma garrafa de Domaine de la Romanée-Conti Grand Cru de Burgundy, França. Apenas 600 garrafas deste vinho lendária foram feitas em 1945, o que explica o seu preço elevado. Adicionalmente, este é o último ano em que as uvas foram colhidas destas vinhas em particular. As vinhas foram removidas e vinhas novas foram plantadas no seu lugar.
A estimativa do leilão Sotherby’s era de $32,000, pelo que o preço de venda foi o recorde de $558,000, sendo bastante inesperado. Alguns minutos depois, outra garrafa do mesmo vinho e vindima foi vendida por $496,000.
Estes raros vinhos pertenciam a Robert Drouhin, ele próprio, um famoso vinicultor. O seu pai Maurice Drouhin foi o distribuidor de Romanee Conti na França e Bélgica de 1928 a 1964.
Quando a França foi invadida pela Alemanha na década de 1930, Maurice construiu uma parede secreta na sua adega para proteger os vinhos. Maurice era um membro fundamental no movimento de resistência francesa, como oficial de ligação do General Douglas McArthur.
A Gestapo descobriu isto e enviou um pelotão de execução a Maurice. Ele foi avisado com antecedência e escapou através dos cofres da cave, e da agora famosa, Porta da Liberdade para Hospices de Beaunes. Maurice foi escondido no edifício pelas freiras até à Libertação, em 1944.
Preço de Leilão: $558 000
Ano de venda: 2018
Esperamos que tenha gostado desta lista dos vinhos mais caros do mundo e do valor da sua venda.