Sangria de vinho branco é sem duvida uma perdição no verão. O verão está quase a terminar, aqui em Portugal, mas ainda estou a agarrar-me até ao último raio de sol, com esta receita Tradicional de Sangria de Vinho Branco. Junte os restantes bagos e frutas de carroço, agarre numa maçã e um pouco de vinho branco e vamos fazer uma sangria!
Origens da Sangria
As primeiras versãoes da sangria acredita-se terem sido originadas à mais de 2000 anos, quando os Romanos, invandindo a Península Ibérica, plantaram vinhas pelo caminho. E porque beber água não era seguro, a sangria era fortificada com vinho especiarias e ervas aromáticas.
Avançando para começos de 1700s e 1800s, para quando as versões da sangria que conhecemos se faziam em Inglaterra, França e, eventualmente, popularizado nos E.U.A. em 1964 na Feira Mundial em Nova Iorque.
Embora seja popular mundialmente e tendo a comum associação à Espanha, não existe uma fórmula oficial para fazer sangria na Espanha, e nos restaurantes locais costuma ser servida a bebida chamada tinto de verano, que se trata de uma simples mistura de vinho tinto, gelo, refrigerante de limão ou casera (água gasificada adocicada). Deste modo, apesar de alguns espanhóis apreciarem a sangria, é uma bebida mais popular entre os turistas.
Desde do seu começo e evolução, diversas outras versões também se tornaram populares, incluindo a sangria branca feita com vinho branco espanhol, cava (Vinho branco frisante espanhol), e até sidra.
Como Fazer Sangria de vinho Branca
A receita é simples, apenas requer 8 ingredientes, 1 jarra, e 15 minutos para fazer. Os únicos ingredientes “especiais” de que necessita são uma garrafa de vinho branco espanhol e brandy de maçã . Com base na minha pesquisa, esta mistura tradicional de álcool e vinho, que cria aquela crocante, mas embriagada e irresistível sangria. Há quem goste de utilizar vinho frisante mas eu prefiro vinho branco mesmo.
Para a fruta, usei diversos citrinos, morango, nectarina e maçã. Claro, baseado para a estação do ano em que estiver no seu país, seja criativo! Qualquer coisa que se misture bem com bebidas, funcionará aqui (imagine laranjas, amoras, figos, ameixa e manga).
A sangria beneficia um pouca da doçura, e para descomplicar as coisas e para um sabor puro, utilizei cana de açúcar orgânica. Mas sei que alguns de vocÊs evitam o açúcar, portanto tentem adocicar, com vagamente a mesma quantidade, usando ou açúcar de côco em pó, xarope de bordo, agave ou stévia a gosto.
Tudo o que falta fazer é misturar e juntar o resto da fruta à bebida! Esta é parte divertida.
Siplesmente mexa e sirva com gelo, ou fruta congelada. Isto pode demorar até 24 horas para fazer adiatadamente, o que a torna ideal para fazer antecipadamente para festas ou ajuntamentos.
Instruções da Sangria de Vinho Branco
- Adicionar lima, limão e açúcar (ou outros adoçantes) numa grande jarra (ou use várias jarras, se estiver a fazer uma grande quantidade) e misture tudo ou esmage suavemente com um colher de pau durante 45 segundos.
- Junte o brandy de maçã e misture de novo durante 30 segundos. Adicione a maçã, a nectarina e os morangos, e mexa para incorporaá-los. De seguida junte o vinho e volte a mexer.
- Prove e ajuste o sabor a gosto, juntando mais do adoçante que escolheu, sumo de limão ou lima para a acidez, ou o fruto. Mexa para cobinar tudo.
- Junte gelo ou bagas congeladas e mexa mais uma vez para resfriar. Sirva como está ou adicione um pouco mais de gelo e mente (opcional). Para diluir a mistura, junte nos copos um pouco de água gasificada (opcional).
- Reserve os restos, cobertos, no frigorífico até 48 horas, sendo melhor consumi-lo nos primeiros 1-2 dias.
Aproveite bem a sua sangria de vinho branco e não se esqueça de beber com moderação 🙂