Cigarros eletrônicos (e-cigarros) são dispositivos alimentados por bateria que produzem um aerossol contendo nicotina. Este aerossol é criado pelo aquecimento de um líquido contendo nicotina, propilenoglicol e glicerina no aparelho. Vários sabores e fragrâncias são adicionados à solução. São usados acessórios como drip tip. O uso de cigarros eletrônicos é considerado menos prejudicial do que fumar tabaco, embora isso não signifique que os cigarros eletrônicos sejam seguros.
O que são cigarros eletrônicos (e-cigarros)?
E-cigarros (cigarros eletrônicos) vêm em várias formas e tamanhos. A maioria deles contém uma bateria, um elemento de aquecimento e um local para armazenar o fluido. Os cigarros eletrônicos produzem aerossol aquecendo um líquido que normalmente contém propilenoglicol, glicerina e nicotina, a substância viciante encontrada em cigarros comuns, charutos e outros produtos de tabaco, aromatizantes e outros produtos químicos que ajudam a produzir o aerossol. Os usuários inalam esse aerossol em seus pulmões. Os espectadores também podem inalar esse aerossol quando o usuário do cigarro eletrônico exala.
Alguns cigarros eletrônicos se parecem com cigarros, charutos ou cachimbos comuns. Outros se assemelham a canetas, pendrives e outros itens do dia a dia.
O que os cigarros eletrônicos contêm?
O aerossol do cigarro eletrônico que os usuários inalam e exalam do dispositivo pode conter substâncias nocivas e potencialmente nocivas, como:
-nicotina,
-partículas muito finas que podem ser inaladas profundamente nos pulmões
-aromatizantes como diacetil
-Compostos orgânicos voláteis
-substâncias químicas que causam câncer
-metais pesados como níquel, estanho e chumbo.
Quais são os efeitos para a saúde do uso de cigarros eletrônicos?
Os cigarros eletrônicos ainda são relativamente novos e a pesquisa sobre os efeitos de seu uso na saúde a longo prazo ainda está em andamento.
Além da nicotina, o aerossol do cigarro eletrônico pode conter outras substâncias nocivas ao organismo. Isso inclui substâncias químicas causadoras de câncer e partículas finas que penetram profundamente nos pulmões. No entanto, o aerossol do cigarro eletrônico geralmente contém menos produtos químicos nocivos do que a fumaça dos produtos de tabaco queimados.
Os cigarros eletrônicos são mais seguros do que os cigarros comuns?
Sim. O aerossol de cigarro eletrônico normalmente contém menos produtos químicos tóxicos do que a mistura mortal de 7.000 produtos químicos encontrados na fumaça do cigarro comum. No entanto, isso não significa que o aerossol de cigarro eletrônico seja inofensivo. Pode conter substâncias nocivas e potencialmente nocivas, incluindo nicotina, metais pesados como chumbo, compostos orgânicos voláteis e agentes cancerígenos.
Quais são os riscos dos cigarros eletrônicos para adolescentes, jovens e mulheres grávidas?
A maioria dos cigarros eletrônicos contém nicotina, que é viciante e tóxica para o feto em desenvolvimento. A exposição à nicotina também pode prejudicar o desenvolvimento cerebral de adolescentes e adultos jovens. O aerossol de cigarro eletrônico pode conter produtos químicos prejudiciais aos pulmões. Além disso, o uso de cigarros eletrônicos por jovens está associado ao uso de outros produtos derivados do tabaco, incluindo cigarros.
Portanto, sempre é orientar sobre esses fatos!