Tirar nodoas de vinho da roupa nem sempre é uma tarefa fácil. As nodoas de vinho tinto são notoriamente difíceis de tirar. Os pigmentos do vinho tinto absorvem as fibras e começam a fixar-se quase imediatamente. É por isso que é importante agir rapidamente e tratar a mancha imediatamente, quer seja na roupa ou na carpete. Ninguém quer desperdiçar um bom vinho mas por vezes isso acontece. Existem alguns primeiros passos que você pode tomar para ajudar a alcançar um resultado bem-sucedido e, em seguida, cinco tratamentos diferentes para tentar se ainda houver sinais de nodoas vermelhas.
Como tirar nodoas de vinho
Tratar a Mancha Imediatamente
Se possível, tente tratar a mancha de vinho tinto imediatamente; quanto mais tempo passar, mais díficil será de tirar. Siga estes primeiros passos cruciais:
- Seque a mancha com um pano limpo ou uma toalha de papel. Assegure-se que pressiona e toque gentilmente, sem esfregar — se começar a esfregar, vai fixar a mancha.
- Aplicar algum tipo de tratamento para a mancha. O método que escolher, depende de onde está e que produtos tem à mão. Dalgumas potenciais substâncias de limpeza incluem-se o sal, a água gasificada, o detergente da loiça, vinagre de vinho branco, detergente da roupa e removedores da nodoas.
- Não deixe o tecido manchado numa secador quente. O calor vai fixar a mancha e fazer com seja quase impossível de limpar.
Sal Kosher
Sal comum consegue tirar nodoas de vinho tinto dos tecidos. Os grãos do sal abservem o vinho, puxando a cor da roupa e atuando como um removedor enquanto esfrega suavemente o tecido, para soltar os vestígios da mancha. Sal Kosher, em particular, é um sal antiglomerante, dando uma maior superfície para tirar as nodoas do tecido. De secar a área manchada com um pano limpo ou toalha de papel, pulverize o sal na mancha e deixe assentar durante dois ou três minutos; o sal deve começar a absorver o vinho tinto. Do mesmo modo, pode deixar o sal durante a noite (quanto mais tempo deixar o sal assentar, será mais eficaz). De seguida, enxague bem com água fria. Se a manhca persistir, pode repetir os passos.
Se o material da sua roupa for mais resistente, como algodão, experimente despejar água a ferver sobre o sal. Primeiro, coloque o tecido sober uma taça, para que a mancha fique centrada; se necessário, pode segurar o tecido com um elástico. Seguidamente, com cuidado e lentamente despejar a água a ferver sobre a mancha de vinho, a uma distância aproximadamente de 8 polegadas (c. 20 cm), permitindo que a força da água tire a mancha. Se estiver satisfeito com os resultados, lave na máquina de lavar normalmente. Se não, repita o processo ou experimente outro método. Também ,pode usar este método de água a ferver sem o sal.
Água Gasificada
Muitas pessoas usam este método de remoção de nodoas, e com boa razão. Despeje um pouco da bebida carbonizada na mancha e deixe assentar durante a noite. Apesar de poder substituir a água por seltzer quando faz a bebida, os dois não quimicamente os mesmos, portanto use água gasificada para nodoas.
Dtergente da Loiça e Peróxido de Hidrogénio
Esta combinação DIY de remoção de nodoas costuma ser bem sucedido. As proporções podem variar de um rácio de 1 para 1, para um rácio de 3 para 1 (peróxido de hidrogénio para sabão), mas este processo é basicamente o mesmo. Combine os dois — a marca Dawn é a recomendada — e teste-a numa área impercetível, dado que o peróxido de hidrogénio é um agente de branqueamento. Se tudo correr bem, despeje a mistura por cima da mancha e deixe assentar, verificando de vez em quando, para ver se a mancha já desapareceu; se não correu bem, adicione mais da mistura até funcionar. Uma vez que o vinho tinto desapareceu, lave a roupa imediatamente. (Se não puder lavar imediatamente a o tecido, enxague com água fria e deixe assentar até poder pô-lo a lavar.)
Vinagre de Vinho Branco e Detergente da Roupa
Num processo de dois passos, primeiro, cubra a mancha com o vinagre de vinho branco e, depois, aplique o detergente líquido. O vinagre neutraliza os pigmentos vermelhos e roxos no vinho, enquanto o detergente limpa o tecido. Lave com água quente até a mancha desaparecer.
Como tirar Nodoas Velhas de Vinho Tinto
Se tiver uma mancha de vinho tinto, que não conseguiu tirar a tempo, ou da qual não sabia, pode ainda ter sorte em tirá-la. Nodoas velhas de vinho tinto precisam de ficar de molho durante um longo tempo, em água fria, para ter uma chance de as remover. Comece por esfregar detergente da roupa, ou da loiça, na área manchada. De seguida, coloque a roupa numa taça, ou num balde, de água fria e deixe de molho durante 30 minutos. Aplique um removedor de nodoas e lave a peça de roupa no ciclo de lavagem normal. Repita estes passas até a mancha sair ou caso não se note muita diferença. Para nodoas mais resistentes na roupa branca, pode usar um agente de branqueamento. Para roupa de cor, também, uma base de oxigénio sem cloro pode ajudar.