Um dos perfis que mais brilha na indústria do marketing digital é o de especialista em posicionamento SEO, especialização que define quem é o responsável por garantir que buscadores como o Google coloquem um site nas primeiras posições graças a seus conhecimentos e estratégias. Neste artigo explicamos o que é um Gestor de SEO e quais as suas funções. Você está pronto para descobrir um dos perfis mais procurados pelas empresas?
O que é um Gestor de SEO?
SEO é uma combinação de marketing, sociologia e uma parte técnica que hoje é essencial em qualquer estratégia digital. Os profissionais de SEO entendem como os usuários pesquisam e implementam melhorias no site para aumentar o tráfego. Em relação às ofertas de emprego, elas costumam ter duas opções:
- Trabalhe em uma agência para vários clientes
- Trabalhar internamente no departamento de marketing de uma empresa
Se falamos de qualidades, podemos dizer que um bom SEO Manager é proativo e curioso, pois a evolução dos buscadores é constante e tem que ser continuamente reciclada. Os perfis são muito diferentes: desde engenheiros informáticos a especialistas em negócios, marketing e telecomunicações, passando por jornalistas, etc.
A demanda por esses perfis aumentou exponencialmente após a pandemia. De fato, segundo relatório da consultoria Michael Page, a contratação de serviços relacionados ao posicionamento de SEO teve um aumento de 36,94%, enquanto a procura por profissionais especializados em estratégia digital cresceu 30,4%.
Não existe um diploma universitário que valide você para ser um SEO Manager ou um especialista em SEO, pois é uma profissão muito prática que exige testes, previsões e análises. Falamos, antes, de uma especialização. Portanto, se você está pensando em se dedicar ao mundo do SEO, continue lendo e descubra quais são suas funções na empresa, quais são suas qualidades e as chaves para se tornar um verdadeiro profissional de posicionamento em mecanismos de busca.
Funções do SEO Manager dentro da empresa
Em geral, o trabalho de um SEO Manager se concentra em atrair tráfego orgânico e aumentar a receita de uma página da web. No entanto, esta figura profissional tem vindo a mudar e a adaptar-se aos novos algoritmos dos motores de busca. Desta forma, o SEO Manager tem tido que adquirir gradualmente competências adicionais e ao mesmo tempo ser um otimizador de conteúdos, ter em conta a experiência do utilizador e tomar decisões relacionadas com a estratégia digital, bem como ser criativo e educador para sobreviver neste mundo. É um cargo importante e não para quem quer relaxar numa cama de rede com suporte
Gerencie e otimize o conteúdo
Na indústria de marketing, “o conteúdo é rei”. Por esse motivo, grande parte dos redatores está diretamente integrada à equipe de SEO. O criador de conteúdo é a pessoa responsável por criar um material valioso para seu público digital. Oferecer aos usuários um conteúdo valioso permite que as empresas se aproximem de seu público-alvo.
Para que tenha impacto, o conteúdo tem que ser original e seu. O objetivo é gerar interesse entre os usuários. Uma vez alcançado, poderemos conhecer seus gostos e como eles reagem às publicações. Enquanto os editores se dedicam à criação de conteúdo, os gerentes de SEO se concentram em otimizá-lo para torná-lo atraente diante das teias de aranha do Google. Em termos de conteúdo, incluímos tanto o das redes sociais como o do site e/ou blog.
Experiência de usuário
O SEO Manager trabalha para saber o que os usuários querem encontrar quando entram em uma página da web. Para conseguir mais tráfego orgânico para o seu site, é fundamental que você saiba proporcionar uma boa experiência ao usuário. Poderíamos dizer que SEO e experiência do usuário andam de mãos dadas, pois compartilham objetivos comuns. O Google já não mostra apenas os resultados bem posicionados, mas também aquelas páginas que ele sabe que vão responder às necessidades do usuário.
A publicação de conteúdo de qualidade ajudará os usuários a encontrar as respostas que procuram. Por sua vez, uma boa estratégia de SEO de títulos e tags ajudará tanto no posicionamento quanto na melhoria da experiência do usuário.
Estratégia digital
O Gestor de SEO tem que fazer parte da estratégia digital, pois é ele quem passa mais tempo no site analisando cada dado para saber como os usuários usam o site. Por isso, é importante levar em consideração o ponto de vista do especialista em SEO, pois é ele quem sabe o que é melhor para o site.
Para quem não está familiarizado com o assunto, uma estratégia digital é a combinação de canais e formatos de comunicação focados no inbound marketing com a intenção de atrair o público. Em linhas gerais, consiste em gerar e expor aquele conteúdo da forma mais eficaz possível.
Estratégia de SEO
Como podemos imaginar, o SEO Manager é responsável por criar e desenvolver uma estratégia de SEO. Uma estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa é o processo de planejamento, descrição e implementação de etapas destinadas a melhorar as classificações do mecanismo de pesquisa. Ou seja, posicionamento. Este é o processo seguido quando você deseja obter mais tráfego orgânico para seu site.
Isso envolve tudo, desde a criação de uma lista de palavras-chave até a análise de SERPs, criação de conteúdo, otimização da web para SEO, otimização com base na intenção de pesquisa, criação de links para a página, melhoria e atualização de conteúdo, etc.
Trade backlinks
Os backlinks são uma parte fundamental do SEO porque informam ao Google que outro site considera seu conteúdo valioso o suficiente para ser vinculado ao deles. À medida que um site ganha backlinks adicionais, os mecanismos de pesquisa assumem que vale a pena classificar esse site nas SERPs.
Geralmente é difícil obter esses tipos de links. Por isso, uma das funções do SEO Manager é negociar com outros sites, blogs ou meios de comunicação para sua publicação.
Um Gestor de SEO pode executar ações de link building ou comprar backlinks de uma agência de link building.
Monitoramento e análise de dados
Sabemos que a análise de dados é essencial para fazer crescer uma página web e analisar as ações que funcionam e as que não funcionam. Ajuda o SEO Manager a entender se a web está funcionando bem para busca, quais aspectos estão gerando tráfego e quais não estão, bem como onde investir tempo e dinheiro.
Para poder analisar esses fatores, você precisa de um mínimo de conhecimento em análise de dados ou dominar uma das ferramentas do setor. Embora algumas empresas possam ter equipes de análise separadas, a capacidade de analisar dados e destacar insights acionáveis dará aos especialistas em SEO uma enorme vantagem. A análise e o conhecimento, neste sentido, são uma componente chave para potenciar o negócio e mais um fator que dará credibilidade aos profissionais de SEO e uma vantagem estratégica dentro da organização.